Historia
1872 (9 de Março) - Abertura da linha do Infante à Foz (Castelo) ao longo do rio pela Companhia Carril Americano do Porto até à Foz e Matosinhos. Tracção animal (Abertura oficial em 15 de Maio).
1872 - Abertura da ligação Carmo - Massarelos. Serviços de e para a Foz terminam alternadamente no Infante e no Carmo.
1873 - Extensão da linha desde a Foz (Castelo) ao longo do Oceano Atlântico até Matosinhos.
1874 (14 de Agosto) - Abertura da linha desde a Praça Carlos Alberto até à Foz (Cadouços) via Boavista e Fonte da Moura pela Companhia Carris de Ferro do Porto. Tracção animal.
1875 - Abertura das primeiras linhas urbanas pela Companhia Carris de Ferro do Porto: Boavista - Campanhã e Bolhão - Aguardente (Marquês de Pombal). Tracção animal.
1875 (3 de Novembro) - Um incêndio na remise da Boavista.
1878 - Conversão para tracção a vapor na linha Boavista - Foz (Cadouços). Os carros são puxados por cavalos desde vários locais da cidade esão atrelados num comboio rebocado por uma locomotiva a vapor. Obviamente no sentido oposto os carros do "eléctrico" a vapor são divididos e rebocados por cavalos para os diversos locais da cidade.
1882 - Extensão da linha de "Máquina" a vapor desde a Foz (Cadouços) até Matosinhos via a Rua de Gondarém.
1893 (18 de Janeiro) - Fusão das duas empresas. A nova empresa designa-se por Companhia Carris de Ferro do Porto (CCFP).
1895 (12 de Setembro) - Início da tracção eléctrica desde o Carmo até à Arrábida. Electricidade fornecida por uma estação de geração da CCFP na Arrábida.
1896 - Início da tracção eléctrica desde o Infante até Massarelos.
1897 - Extensão da tracção eléctrica até à Foz (2 de Abril), Castelo do Queijo (24 de Maio) e Matosinhos (29 de Outubro).
1899 (19 de Maio) - Primeira linha urbana electrificada. (Praça Dom Pedro - Praça Marquês de Pombal)
1904 (22 de Setembro) - Fim da tracção animal com a a electrificação da linha do Carmo a Paranhos.
1905 (28 de Outubro) - Abertura da linha de eléctricos no tabuleiro superior da Ponte Dom Luiz I até Gaia.
1912 - Introdução de numeração nas linhas.
1914 - Fim da tracção a vapor por substituição por tracção eléctrica na linha dedicada na totalidade da Avenida da Boavista em substituição do trajecto Fonte da Moura - Cadouços - Rua de Gondarém.
1915 - Abertura da estação de geração da CCFP em Massarelos.
1928 (28 de Fevereiro) - A remise da Boavista é destruída por um incêndio. 23 eléctricos, 4 atrelados e 2 zorras são perdidos. Seis eléctricos são bastante danificados.
1946 (1 de Julho) - A Câmara Municipal toma conta do sistema. Novo nome: Serviço de Transportes Colectivos do Porto (STCP).
1948 (1 de Abril) - Introdução da primeira linha de autocarros: (Avenida dos Aliados - Carvalhido).
1948 - Linhas de eléctricos: 82 km com 191 eléctricos. Linhas de autocarros: 26 km com 15 autocarros.
1950 - As linhas de eléctricos atingem a sua extensão máxima, com 82 km de linhas e 150 km de carris.
1951 - As oficinas dos STCP constroem o protótipo de uma nova geração de eléctricos. Este eléctrico (carro 500) surge como o último novo eléctrico.
1957 - Encerramento da estação de geração de electricidade de Massarelos.
1958 - Linhas de eléctricos: 81 km com 192 eléctricos. Linhas de autocarros: 110 km com 51 autocarros.
1959 (1 de Janeiro) - Encerramento das primeiras linhas de eléctricos antes da conversão para linhas de troleicarros.
1959 (3 de Maio) - Introdução das quatro primeiras linhas de troleicarros.
1966 - Linhas de eléctricos: 72 km com 184 eléctricos. Linhas de troleicarros: 20 km com 37 troleicarros. Linhas de autocarros: 157 km com 165 autocarros.
1966 (31 de Dezembro) - Terminam o serviço dos atrelados.
1967 - Terminam as primeiras linhas de eléctricos a serem substituídas por autocarros em lugar de troleicarros. Linhas de eléctricos: 44 km with 130 eléctricos. Linhas de troleicarros: 37 km com 91 troleicarros. Linhas de autocarros: 201 km com 241 autocarros.
1968 - Linhas de eléctricos: 38 km com 127 eléctricos. Linhas de troleicarros: 44 km com 101 troleicarros. Linhas de autocarros: 206 km com 246 autocarros.
1978 - Os serviços dos eléctricos e dos troleicarros terminam às 21h00. Linhas de eléctricos: 21 km com 84 eléctricos. Linhas de troleicarros: 40 km com 101 troleicarros. Linhas de autocarros: 265 km com 467 autocarros.
1983 - Terminam todos os serviços de eléctricos aos domingos.
1988 - Linhas de eléctricos: 18 km com 50 eléctricos. Linhas de troleicarros: 41 km com 119 troleicarros. Linhas de autocarros: 344 km com 537 autocarros.
1988 - A remise da Boavista é substituída pela de Massarelos para o serviço normal. As oficinas são mantidas na Boavista (também para os troleicarros e autocarros). Devido a obras nas ruas, os eléctricos regressam à recolha da Boavista por várias ocasiões: Março - Julho 1991, Junho - Novembro 1998 e Fevereiro - Maio 1999.
1992 - Abertura do museu do carro eléctrico em Massarelos.
1996 (Junho) - Os serviços de eléctricos na única linha em funcionamento (18) limitados das 9h00 - 19h00. Recomeço do serviço aos domingos. Apenas 3 eléctricos em serviço asseguram uma frequência de 35 minutes.
1996 - Linhas de eléctricos: 14 km com 16 eléctricos. Linhas de troleicarros: 24 km com 25 troleicarros. Linhas de autocarros: 407 km com 562 autocarros.
1997 (27 de Dezembro) - Encerramento da última linha de troleicarros.
1999 (Agosto) - Início do desmantelamento da remise da Boavista.
2002 (7 de Dezembro) - Abertura da primeira linha do Metro do Porto: Trinidade - Senhora da Hora - Senhor de Matosinhos.
2005 (6 Dezembro)- Reabertura da linha 18 até ao Carmo ( Coordoaria)
2007 (1 de Janeiro) - Linha 1 e 1/ passam a ser a mesma.
Referencia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_do_Carro_El%C3%A9ctrico
domingo, 22 de julho de 2007
quinta-feira, 28 de junho de 2007
Carro Tunados no Brasil
Tuning no Brasil
O desenvolvimento da categoria no Brasil teve maior reconhecimento após o lançamento e consagração pública do filme "Velozes e Furiosos". Até então, a personalização dos veículos era limitada, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado, quanto pela própria cultura. Antes da estréia de "Velozes e Furiosos" em 2001, o grande foco eram as competições de som automotivo, sendo a principal tendência automotiva para aqueles que se interessavam por veículos personalizados. Gradualmente, esses admiradores passaram a dispensar uma atenção maior à estética do veículo: rodas, saias aerodinâmicas e outros acessórios, entravam na composição da nota dos concorrentes em alguns campeonatos de som, enquanto cada vez mais na arrancada os competidores e patrocinadores preocupavam-se, de forma ainda discreta, com a estética de suas máquinas.
O marco da história do tuning no Brasil, que também é o marco mundial da consagração do tuning como vertente cultural e atividade econômica, é realmente o filme "Velozes e Furiosos". Após o filme, revistas especializadas em som automotivo e arrancada passaram a dar destaque não só aos veículos "trio elétrico" ou "preparados", e sim àqueles que tinham características da nova tendência que começava a se consolidar, completando o conjunto. Gradativamente, essa tendência foi adquirindo espaço, inicialmente de forma isolada por aficionados por automóveis, que transformavam seus veículos em casa, oficinas e lojas de som, com os acessórios disponíveis no mercado, adesivos, e até mesmo peças artesanais. No filme, o principal alvo de transformações são os automóveis esportivos japoneses, como Mazda RX-7, Mitsubishi Eclipse e Toyota Supra. Os carros possuíam, além da preparação mecânica, adesivos laterais, asas (aerofólios), néon como iluminação noturno, e visual racing (preparação para corridas). E foi exatamente o visual que mais se destacou nos primeiros automóveis que apareceram no Brasil.
As principais diferenças com relações ao filme, que poderiam ser considerados uma "regionalização" do estilo do filme, ficaram por conta tanto dos veículos quanto do nível de preparação. No Brasil, boa parte dos automóveis tunados tinham motor de pequena cilindrada, e eram modelos compactos. A realidade de "carros populares" se transformou, pelo menos no início, na realidade do tuning, ao menos para a maioria. As alterações mecânicas eram poucas, e como a oferta de peças também era pequena, valia a imaginação. Por isso mesmo, vemos carros que em 2001 eram considerados tuning, hoje totalmente defasados, desatualizados. Hoje, o movimento no Brasil tem mais força, atrai mais investimento, e o mercado é crescente. É possível ver Volkswagen Gol, um carro voltado para o mercado nacional e alguns países da América do Sul, Chevrolet Corsa, que não existe nos EUA, mas é presente no mercado e também é alvo do tuning na Europa, até o Nissan 350Z, um esportivo de ponta, japonês, e um dos maiores ícones do mercado atual.
Apesar de serem os esportivos japoneses da década de 90 os precursores do movimento tuning como ele é conhecido hoje, o mercado japonês é mais fechado. O estilo JDM (Japan Domestic Market) não é tão divulgado. Apenas conhecedores do assunto tem contato com ele, sabem o que significa. Enquanto no Japão o estilo consagrado pelo filme "Velozes" evoluiu, e muito, para o resto do mundo as tendências são outras. Por vários motivos. Os esportivos japoneses são pouco exportados. O drift, movimento automobilístico lá consagrado, não é difundido em larga escala. Em contrapartida, vê-se a toda hora clipes de música Black, ou Hip Hop, com carrões americanos, todo o ambiente de ostentação, e suas enormes rodas (o estilo DUB). E é aí que se encontra o Brasil: descobrindo seu próprio caminho em meio às vertentes mundiais.
Os estilos são variados e aumentam a cada dia. Para o japonês, existem o Vip Style, que são carros de grande porte, luxuosos, não necessariamente muito potentes ou novos, e com suspensão muito baixa, ou o JDM, que tem os carros mais parecidos com os do filme, e voltados em grande parte para o drifting.
Os europeus têm diversos estilos, diferentes de país para país. Alguns países têm projetos semelhantes aos brasileiros, como Espanha e Portugal, Já os adeptos do tuning nos EUA, vêm ditando as regras, graças à qualidade tecnológica, aos grandes investimentos. Mas o principal fator, atualmente, é a ascensão do Hip Hop na música, que espalha para todo o mundo as imagens do estilo DUB.
Referencia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuning
O desenvolvimento da categoria no Brasil teve maior reconhecimento após o lançamento e consagração pública do filme "Velozes e Furiosos". Até então, a personalização dos veículos era limitada, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado, quanto pela própria cultura. Antes da estréia de "Velozes e Furiosos" em 2001, o grande foco eram as competições de som automotivo, sendo a principal tendência automotiva para aqueles que se interessavam por veículos personalizados. Gradualmente, esses admiradores passaram a dispensar uma atenção maior à estética do veículo: rodas, saias aerodinâmicas e outros acessórios, entravam na composição da nota dos concorrentes em alguns campeonatos de som, enquanto cada vez mais na arrancada os competidores e patrocinadores preocupavam-se, de forma ainda discreta, com a estética de suas máquinas.
O marco da história do tuning no Brasil, que também é o marco mundial da consagração do tuning como vertente cultural e atividade econômica, é realmente o filme "Velozes e Furiosos". Após o filme, revistas especializadas em som automotivo e arrancada passaram a dar destaque não só aos veículos "trio elétrico" ou "preparados", e sim àqueles que tinham características da nova tendência que começava a se consolidar, completando o conjunto. Gradativamente, essa tendência foi adquirindo espaço, inicialmente de forma isolada por aficionados por automóveis, que transformavam seus veículos em casa, oficinas e lojas de som, com os acessórios disponíveis no mercado, adesivos, e até mesmo peças artesanais. No filme, o principal alvo de transformações são os automóveis esportivos japoneses, como Mazda RX-7, Mitsubishi Eclipse e Toyota Supra. Os carros possuíam, além da preparação mecânica, adesivos laterais, asas (aerofólios), néon como iluminação noturno, e visual racing (preparação para corridas). E foi exatamente o visual que mais se destacou nos primeiros automóveis que apareceram no Brasil.
As principais diferenças com relações ao filme, que poderiam ser considerados uma "regionalização" do estilo do filme, ficaram por conta tanto dos veículos quanto do nível de preparação. No Brasil, boa parte dos automóveis tunados tinham motor de pequena cilindrada, e eram modelos compactos. A realidade de "carros populares" se transformou, pelo menos no início, na realidade do tuning, ao menos para a maioria. As alterações mecânicas eram poucas, e como a oferta de peças também era pequena, valia a imaginação. Por isso mesmo, vemos carros que em 2001 eram considerados tuning, hoje totalmente defasados, desatualizados. Hoje, o movimento no Brasil tem mais força, atrai mais investimento, e o mercado é crescente. É possível ver Volkswagen Gol, um carro voltado para o mercado nacional e alguns países da América do Sul, Chevrolet Corsa, que não existe nos EUA, mas é presente no mercado e também é alvo do tuning na Europa, até o Nissan 350Z, um esportivo de ponta, japonês, e um dos maiores ícones do mercado atual.
Apesar de serem os esportivos japoneses da década de 90 os precursores do movimento tuning como ele é conhecido hoje, o mercado japonês é mais fechado. O estilo JDM (Japan Domestic Market) não é tão divulgado. Apenas conhecedores do assunto tem contato com ele, sabem o que significa. Enquanto no Japão o estilo consagrado pelo filme "Velozes" evoluiu, e muito, para o resto do mundo as tendências são outras. Por vários motivos. Os esportivos japoneses são pouco exportados. O drift, movimento automobilístico lá consagrado, não é difundido em larga escala. Em contrapartida, vê-se a toda hora clipes de música Black, ou Hip Hop, com carrões americanos, todo o ambiente de ostentação, e suas enormes rodas (o estilo DUB). E é aí que se encontra o Brasil: descobrindo seu próprio caminho em meio às vertentes mundiais.
Os estilos são variados e aumentam a cada dia. Para o japonês, existem o Vip Style, que são carros de grande porte, luxuosos, não necessariamente muito potentes ou novos, e com suspensão muito baixa, ou o JDM, que tem os carros mais parecidos com os do filme, e voltados em grande parte para o drifting.
Os europeus têm diversos estilos, diferentes de país para país. Alguns países têm projetos semelhantes aos brasileiros, como Espanha e Portugal, Já os adeptos do tuning nos EUA, vêm ditando as regras, graças à qualidade tecnológica, aos grandes investimentos. Mas o principal fator, atualmente, é a ascensão do Hip Hop na música, que espalha para todo o mundo as imagens do estilo DUB.
Referencia:http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuning
terça-feira, 26 de junho de 2007
Jogo Carro Tunados
Tuning (expressão inglesa traduzida como afinação ou otimização) ou car tuning (afinação de carros) é simultaneamente um esporte e um passatempo que consiste em alterar as características de fato de um automóvel a um nível de personalização extrema. No contexto costuma-se imprimir no automóvel um pouco da personalidade do seu dono; está sendo muito usado para agregar valor esportivo aos carros, tornando-se assim, a arte de dar ao carro mais performance, mais segurança, mais beleza, tornando-o diferente e único. O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroceria, dutos de escapamento, áudio. Há quem gaste um valor acima do próprio preço do carro com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, sitemas de NO² (óxido nitroso), etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro "de série" em algo exclusivo e único.
Mas o tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro, sendo estas as características principais a conseguir. Normalmente estas alterações inspiram-se na competição, tendo os campeonatos de Super Turismo Europeu, contribuindo significativamente para o impulsionamento do Tuning a nível mundial. Lançado em 2001, o filme "Velozes e Furiosos", desencadeou essa tendência pelo mundo inteiro.
NNTuning: Definição de condutor de grande qualidade, capaz de obter excelentes performances na sua condução.
Referencia:http://pt.wikipedia.org/wiki/tuning
Mas o tuning não deve apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro, sendo estas as características principais a conseguir. Normalmente estas alterações inspiram-se na competição, tendo os campeonatos de Super Turismo Europeu, contribuindo significativamente para o impulsionamento do Tuning a nível mundial. Lançado em 2001, o filme "Velozes e Furiosos", desencadeou essa tendência pelo mundo inteiro.
NNTuning: Definição de condutor de grande qualidade, capaz de obter excelentes performances na sua condução.
Referencia:http://pt.wikipedia.org/wiki/tuning
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